segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Soure

Tenho a preocupação de incutir desde cedo aos meus filhos o bichinho da cultura e da Portugalidade. Nesse sentido, levei o meu mais velho a visitar o castelo de Santa Maria da Feira. Fiquei verdadeiramente impressionado pela sua conservação e promoção patrimonial e histórica…todos os anos visito fortificações (quase sempre no Alto Alentejo) e apenas me lembro de uma, que, a par desta da Feira, se encontra preservada e acompanhada: a de Póvoa de Lanhoso. Fiquei muito contente com esta preocupação de preservar o castelo da Feira, e parece-me que há ali uma forte adesão nesse sentido ao nível associativo…

O ano passado corei de vergonha no castelo de Mourão, completamente ao abandono. E tão importante que foi ali perto da fronteira de Espanha. Monsaraz está bem mas, naturalmente, está habitado…brevemente espero dar uma espreitadela em Soure (acabei de ler “OS TEMPLÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PORTUGAL” de Paulo Alexandre Loução) onde consta como localidade templária (sécs X / XI penso eu)…

O intrigante no castelo da Feira é que está pleno de seteiras templárias e, comummente, não se associa aquela localidade ao roteiro templário…

Cumprimentos,

Mano Iniciático

Sem comentários: